terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bases de Dados

Uma base de dados é uma entidade na qual se pode armazenar dados de maneira estruturada e de uma forma mais reduzida. Estes dados devem poder ser utilizados por programas e por utilizadores diferentes. A noção básica de dados é associada geralmente a uma rede, com o objectivo de pôr em conjunto estas informações.
Designa-se por sistema de informação a estrutura que junta os meios organizados para compartilhar.
Uma base de dados permite pôr estes à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou uma actualização, assegurando-se dos direitos a estes últimos.
Quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos, torna-se ainda útil.
A vantagem essencial da utilização de base de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente.
Existe uma base de dados que é a SIGE (Sistema Integrado de Gestão de escolas. É baseado em métodos de funcionamento e gestão com recurso a tecnologias de informação, passando pela utilização de um cartão electrónico por todos os utentes.
Com uma ligação do SIGE ao exterior, permite assim aos encarregados de educação a possibilidade de obter informações detalhadas sobre os movimentos com o cartão dos seus filhos a partir de casa; com uma palavra-passe, pode consultar saldos de conta corrente, faltas, notas, fazer marcação de refeições e controlar saídas da escola.
Alguns exemplos de base de dados são as páginas amarelas, os códigos postais e o SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa). Este último gere todos os dados relacionados com o programa Novas Oportunidades.
Tudo isto só é possível com o Computador e com a Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário