terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bases de Dados

Uma base de dados é uma entidade na qual se pode armazenar dados de maneira estruturada e de uma forma mais reduzida. Estes dados devem poder ser utilizados por programas e por utilizadores diferentes. A noção básica de dados é associada geralmente a uma rede, com o objectivo de pôr em conjunto estas informações.
Designa-se por sistema de informação a estrutura que junta os meios organizados para compartilhar.
Uma base de dados permite pôr estes à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou uma actualização, assegurando-se dos direitos a estes últimos.
Quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos, torna-se ainda útil.
A vantagem essencial da utilização de base de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente.
Existe uma base de dados que é a SIGE (Sistema Integrado de Gestão de escolas. É baseado em métodos de funcionamento e gestão com recurso a tecnologias de informação, passando pela utilização de um cartão electrónico por todos os utentes.
Com uma ligação do SIGE ao exterior, permite assim aos encarregados de educação a possibilidade de obter informações detalhadas sobre os movimentos com o cartão dos seus filhos a partir de casa; com uma palavra-passe, pode consultar saldos de conta corrente, faltas, notas, fazer marcação de refeições e controlar saídas da escola.
Alguns exemplos de base de dados são as páginas amarelas, os códigos postais e o SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa). Este último gere todos os dados relacionados com o programa Novas Oportunidades.
Tudo isto só é possível com o Computador e com a Internet.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um mês depois

E Fez já um mês que estamos no curso de Animação Sociocultural. Neste momento, estamos a ter as nossas sessões ao lado da Igreja de Samuel, onde também estão as formandas de Cozinha e Pastelaria.stá a correr bem...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O telemóvel


Eu sou incapaz de passar sem o meu telemóvel!
O meu telemóvel é um SAMSUNG L760, tem 3G, mas não costumo utilizar. A rede que utilizo é a TMN porque é a que eu acho mais adequada para mim.
Utilizo o telemóvel para fazer chamadas, para tirar algumas fotografias, enviar e receber músicas por bluetooth, mas o que utilizo mais são as mensagens porque são grátis para mim.
A minha operadora é a TMN, pois a maioria dos meus contactos são da mesma rede.
Normalmente, só coloco o meu telemóvel no silêncio quando estou em situações em que não devo ser interrompida como por exemplo quando estou nas aulas de formação, quando vou ao médico, etc.
Conheço algumas formas de utilização da língua nos telemóveis, tais como: pk (porque), bj (beijo), bjks (beijocas), etc. Também quando a palavra que estou a escrever tem a letra Q, substituo por K, quando contém Ch, substituo por X. Hoje em dia, ninguém passa sem esta tecnologia.