quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A nossa Identidade e Património

A identidade da população portuguesa identifica-se com alguns factores. A nossa língua distingue-nos: somos portugueses. Na música, temos o fado, sendo a Amália Rodrigues a mais lembrada pela sua voz. Na gastronomia, temos alguns pratos típicos como por exemplo o cozido à portuguesa, o bacalhau, os pastéis de Belém, etc. O rancho folclórico também é típico: do minhoto ao algarvio, temos uma grande diversidade etnográfica e folclórica. Quanto aos monumentos culturais, saliento o Castelo de Guimarães, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Torre de Belém, o Palácio da Pena, o Mosteiro dos Jerónimos, entre outros. O Santuário de Fátima é o ex-libris da religião católica no nosso país. É muito importante preservar o nosso património porque faz parte da nossa história e a Internet tem um papel fundamental na preservação da memória colectiva de um povo.

Maravilhas de Portugal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Meios de Comunicação Social - Análise de websites


No site do jornal Diário de Notícias existe uma secção intitulada Cartaz que se subdivide em cinema, música, livros, artes plásticas, arquitectura, design+ criativo, teatro e moda. Hoje, dia 11/11/09, encontra-se em destaque a segunda edição de "Super Bock em Stock com mais salas é mais artistas", com fotografia de Gonçalo Vilaverde. Little Yoy, Beach House, Ebony Bones e Wave Machines, projectos surgidos no virar do milénio, são alguns dos nomes que integram o cartaz do festival, a 04 e 05 de dezembro, em Lisboa. Consideramos que este meio de comunicação é essencial na difusão de bens culturais e artísticos utilizando para tal diferentes formas de texto: imagem, sons, vídeos, notícias, publicidade entre outros.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de Outubro, a Associação Cultural, Recreativa e Social de Samuel comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Todos os formandos dos cursos que estão a decorrer participaram com actividades sobre o tema Higiene e Segurança Alimentar.
De manhã, nós (Animação Sociocultural) fizemos uma pequena dramatização intitulada UMA FAMÍLIA DO PIORIO. O nosso objectivo era transmitir às crianças e adultos que estavam a assistir o que não devemos fazer quando estamos a comer à mesa e também como se devem confeccionar os alimentos.
O curso de Acção Educativa elaborou duas rodas de alimentos. Uma, consistia na participação das crianças que tinham de escolher um alimento de que gostavam e colocá-lo no sítio certo da roda dos alimentos; a outra informava a maneira correcta como devemos ingerir os alimentos. As crianças estavam muito entusiasmadas!
O curso de Cozinha e Pastelaria fez uma exposição de dois métodos de conservação de alimentos, demonstrando ao público, como se conservavam os alimentos antigamente e como se conservam actualmente.
À tarde, fizemos uma inscrição para assistir a uma palestra com uma engenheira da DECO. Foi-nos entregue um inquérito elaborado pelo grupo de Apoio à Gestão sobre a Higiene e Segurança Alimentar. No fim da palestra, repetimos a dramatização.
Gostei muito, pois foi uma maneira de convivermos e gostei também da experiência de estar pela primeira vez em palco!A nossa dramatização foi elaborada com a ajuda dos formadores das áreas de competência chave (CLC, CP, STC) e da área profissionalizante

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bases de Dados

Uma base de dados é uma entidade na qual se pode armazenar dados de maneira estruturada e de uma forma mais reduzida. Estes dados devem poder ser utilizados por programas e por utilizadores diferentes. A noção básica de dados é associada geralmente a uma rede, com o objectivo de pôr em conjunto estas informações.
Designa-se por sistema de informação a estrutura que junta os meios organizados para compartilhar.
Uma base de dados permite pôr estes à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou uma actualização, assegurando-se dos direitos a estes últimos.
Quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos, torna-se ainda útil.
A vantagem essencial da utilização de base de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente.
Existe uma base de dados que é a SIGE (Sistema Integrado de Gestão de escolas. É baseado em métodos de funcionamento e gestão com recurso a tecnologias de informação, passando pela utilização de um cartão electrónico por todos os utentes.
Com uma ligação do SIGE ao exterior, permite assim aos encarregados de educação a possibilidade de obter informações detalhadas sobre os movimentos com o cartão dos seus filhos a partir de casa; com uma palavra-passe, pode consultar saldos de conta corrente, faltas, notas, fazer marcação de refeições e controlar saídas da escola.
Alguns exemplos de base de dados são as páginas amarelas, os códigos postais e o SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa). Este último gere todos os dados relacionados com o programa Novas Oportunidades.
Tudo isto só é possível com o Computador e com a Internet.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um mês depois

E Fez já um mês que estamos no curso de Animação Sociocultural. Neste momento, estamos a ter as nossas sessões ao lado da Igreja de Samuel, onde também estão as formandas de Cozinha e Pastelaria.stá a correr bem...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O telemóvel


Eu sou incapaz de passar sem o meu telemóvel!
O meu telemóvel é um SAMSUNG L760, tem 3G, mas não costumo utilizar. A rede que utilizo é a TMN porque é a que eu acho mais adequada para mim.
Utilizo o telemóvel para fazer chamadas, para tirar algumas fotografias, enviar e receber músicas por bluetooth, mas o que utilizo mais são as mensagens porque são grátis para mim.
A minha operadora é a TMN, pois a maioria dos meus contactos são da mesma rede.
Normalmente, só coloco o meu telemóvel no silêncio quando estou em situações em que não devo ser interrompida como por exemplo quando estou nas aulas de formação, quando vou ao médico, etc.
Conheço algumas formas de utilização da língua nos telemóveis, tais como: pk (porque), bj (beijo), bjks (beijocas), etc. Também quando a palavra que estou a escrever tem a letra Q, substituo por K, quando contém Ch, substituo por X. Hoje em dia, ninguém passa sem esta tecnologia.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O meu blogue

Hoje, na sessão de CLC, criei um blogue de apoio ao curso que estou a frequentar. Este blogue tem como objectivo publicar as minhas reflexões no decorrer da formação. Inicialmente, criei uma conta no gmail, depois o meu blogue. Comecei por atribuir um título, escolher um padrão de fundo, escrevi uma reflexão sobre mim e adicionei os contactos das minhas colegas de curso. Para mim, gostei,foi interessante ,tentei aprender um conteúdo que desconhecia.